50º Passeio do clube comemorado em Santiago de Compostela

Mais de 50 participantes em passeio com terras da Galiza, Espanha, comemorando assim o 50º passeio do clube.

Foi no passado fim-de-semana de 6 e 7 de Junho que mais de 50 pessoas, sócios com família e amigos, rumaram com destino a Santiago de Compostela. Os clássicos ficaram na garagem, pois um dos grandes motes deste passeio, o Passeio da Mala, é o convívio. Este foi também, curiosamente, o 50º passeio organizado desde a criação do Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra.
No sábado, a manhã começou bem cedo com o início da viagem por volta das 06h30. Empolgados e com algum fervor e animação, pelas 08h00 parámos para tomar o pequeno-almoço tipo "pic-nic" e aí cada um fez a sua própria apresentação para que todos se ficassem a conhecer melhor.
Rumamos com destino a Santiago de Compostela, onde almoçamos e visitamos a cidade no período da tarde. Visitamos a Catedral, as suas praças, ruas históricas e toda a zona envolvente desta bonita cidade, sempre acompanhados de uma guia que nos explicou toda a história e curiosidades. No final da tarde, houve ainda tempo para fotografia de família e embarque com destino ao hotel.Com uma tarde recheada de surpresas e novos conhecimentos, o jantar foi igualmente animado com a prova de algumas iguarias locais, com a “vieira” servida nas suas conchas.No serão houve baile e ainda tempo para conhecer a Festa da Queimada.
No domingo, após o pequeno-almoço, cedo embarcamos rumo à Ilha da Toja, com onde tivemos a oportunidade de conhecer uma das localidades mais emblemáticas das Rias Baixas da Galiza e um dos lugares com maior influência turística, com destaque para a Capela de Concha de Vieira.Com um tempo fenomenal, seguiu-se a visita a Grove, conhecida como Capital do Marisco. Esta localidade possui um dos portos piscatórios mais importantes de marisco, famoso pelas suas “Bateas”. Passeamos de catamaran, pela Ria de Arosa, onde ficamos a conhecer o processo dos diferentes cultivos de moluscos. Houve ainda tempo para degustação de mexilhões preparados na hora, acompanhados com bom vinho local.
De regresso a casa, o almoço fez-se já em Portugal, Valença do Minho. Eram cerca das 20h15 quando chegamos à sede do clube.
Foi um passeio onde, acima de tudo, serviu para cimentar amizades entre sócios e amigos do clube.

O Clube

  • O Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra – CAASCS, foi fundado no dia 7 de Abril de 2003 por iniciativa de um grupo de amantes de automóveis antigos. Tem a sua sede na dinâmica Vila de Santa Catarina da Serra, no concelho de Leiria e a 5km de Fátima.