Um regresso às tradições

Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra realizou no passado dia 15 de Março, um passeio com visita as terras de Almalaguês.

O Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra realizou, no passado dia 15 de Março um passeio ao modo de vida das Beiras, percorrendo as Serras de Sicó com paragem no mercado de Santiago da Guarda. Cheio de bons produtos locais, a sua fortaleza impõe-se na paisagem.
A historiadora Maria Cláudia Santos esteve disponível para contar as estórias da História longa de Santiago da Guarda integrada na Rota do Românica. Com quase 100 km percorridos e o escrupuloso cumprimento das regras de trânsito chegamos a Semide - Miranda do Corvo, no lugar de Vale Marelo. Aqui saboreamos um almoço muito português numa matança do porco na Quinta da Atalifa - Centro Equestre.
A música celta marcou presença com o grupo de gaiteiro SENTAGAITA. A digestão do delicioso caldo verde, sarrabulho e arroz doce fez-se cerca de 26 km com belo passeio nas vivências das Terras de Almalaguês com as explicações do Pintor Victor Costa, da Tecedeira Isabel Anastácio e de um amante desta terra, Joaquim Isidoro. As terras de Almalaguês são conhecidas pelas suas obras de tecelagem, mas também pela arte na elaboração do vinho com as suas castas típicas das quais se destaca o Baga, Fernão poeirinha, a carniceira e todas as vidas da vinha.
Até ao século XIV abasteceu de frutas a cidade de Coimbra e, daqui saiu gente para muitas partes do mundo para exercer as actividades agrícolas que suportam os excelentes sabores dos quais se destacam os negalhos (vinho tinto, bucho (estômago) de cabra cortado aos bocados grandes, tripas de cabra cortadas em bocados pequenos entre outros).Neste evento, o 48º do Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra estiveram presentes mais de 60 participantes, numa caravana de clássicos composta por mais de 30 veículos. Os sócios do CAASCS estiveram sempre bem, em caloroso convívio e chegaram todos bem a suas casas, depois deste magnifico dia nas tradições e nos modos de vida das Beiras.

Texto e fotos: Duarte Company

Ver mais noticias

O Clube

  • O Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra – CAASCS, foi fundado no dia 7 de Abril de 2003 por iniciativa de um grupo de amantes de automóveis antigos. Tem a sua sede na dinâmica Vila de Santa Catarina da Serra, no concelho de Leiria e a 5km de Fátima.